Arq. Materiais

Neste conteúdo apresento-te os mais variados materiais que existem atualmente no mercado, falo-te das suas características, formas de aplicação, potencialidades e claro, vantagens e desvantagens. Porque sei que neste vasto mundo de opções que é o mercado da construção atualmente, pode ser muito difícil escolher, decidi criar esta enciclopédia arquitetónica a que podes recorrer sempre que queiras conhecer melhor algum material e possas assim decidir em consciência.

EXTRA BLOCO: parede e isolamento num bloco só! Solução 2 em 1 para construção mais rápida e eficiente.

Neste vídeo apresento-te uma inovação na construção de paredes, um bloco que combina parede e isolamento numa única peça! Com este material, eliminamos a necessidade de etapas adicionais, como a aplicação de colas e placas de isolamento; conseguimos ter um material resistente no limite exterior da parede e atingimos uma notável eficiência energética com um valor de coeficiente de transmissão térmica de 0,28 W/m2 ºC (superando os padrões exigidos por lei para a zona de Inverno 3).

NOVO Bloco Térmico: o BLOCO TERMISOBEL, uma evolução com melhor desempenho térmico e mais resistente.

A ARTEBEL desenvolveu, em exclusivo, esta peça, homologada para a resistência ao fogo, com maior resistência mecânica e com uma eficiência térmica muito acima de tudo o que podes encontrar no mercado atualmente. Ao longo do vídeo apresento-te as suas CARACTERÍSTICAS, forma de APLICAÇÃO, POTENCIALIDADES e claro, VANTAGENS e DESVANTAGENS, que neste caso, são também evoluções.

GUERRA DAS PAREDES: TIJOLO TÉRMICO vs BLOCO TÉRMICO? Quem vence este frente a frente? PARTE 2

Um comparativo muito importante, pertinente e valorizador do tema das PAREDES. São dois materiais feitos da mesma matéria prima, a argila, aplicados da mesma forma, em sobreposição, com o mesmo uso e altamente eficientes. O que faz a diferença? Pequenos pormenores. Entre estes dois materiais, não existe um CERTO ou ERRADO, por isso, no final do vídeo, a resposta é tua! Qual dos materiais TU escolherias?

O TIJOLO EVOLUIU! Descobre o TIJOLO TÉRMICO, um material muito melhor no desempenho térmico e acústico

A PRECERAM desenvolveu esta peça, o Térmico PRO 25, que representa uma drástica evolução em relação ao seu antecessor, o tijolo tradicional. Pode ser aplicado no sistema de parede simples, é uma excelente base para o sistema ETICS (mais conhecido como capoto) e tem valores de eficiência térmica e acústica muito mais adequados às exigências atuais dos nossos edifícios.

A GUERRA DAS PAREDES: TIJOLO TRADICIONAL ou BLOCO TÉRMICO? Quem vence este frente a frente? PARTE 1

Depois de te apresentar ao pormenor o TIJOLO TRADICIONAL e o BLOCO TÉRMICO, neste vídeo faço um frente-a-frente com os dois, focado nas VANTAGENS e DESVANTAGENS de cada um deles. Aproveito também para fechar com uma pequena reflexão sobre a temática das paredes/alvenarias, feitas com estes materiais pesados, que pode interessar aos mais curiosos sobre o tema!

BLOCO TÉRMICO: Um material para PAREDES EXTERIORES muito eficiente termicamente

Depois de várias décadas a utilizar o sistema de PAREDE DUPLA, feita com tijolo tradicional, o BLOCO TÉRMICO surgiu, a partir dos anos 90, como uma inovação que permitiu resolver muitos dos problemas que o seu antecessor criou. Com este material, foi possível voltar ao sistema de parede simples, isolar pelo exterior e conseguir um desempenho térmico e acústico muito mais adequado às exigências dos nossos dias.

TIJOLO TRADICIONAL: o material mais conhecido em Portugal

Este material é um dos “queridinhos” da construção, está presente na grande maioria das nossas casas e foi o material de excelência entre os anos 1980 e 2010. Mas, será que sabes tudo sobre este material? Será que o tijolo é ainda uma referência? Todas estas décadas de experiência deixaram um legado de aprendizagem, que é importante ter em consideração nas escolhas do presente (e futuro).

Que isolamento térmico devo aplicar na minha casa? EPS ou XPS? A resposta é … OS DOIS!

As questões térmicas das construções são cada vez mais pertinentes nos dias de hoje e neste vídeo final da sequência dedicada aos ISOLAMENTOS TÉRMICOS, comparo estes dois materiais essenciais à construção de uma moradia. Se estás em dúvida sobre qual dos materiais aplicar, então tens mesmo de ver este vídeo! Nesta comparação, ponho os dois materiais lado a lado e falo-te dos pontos fortes e fracos de cada um deles.

Isolamento Térmico: XPS ou POLIESTIRENO EXTRUDIDO ou ROOFMATE ou WALLMATE ou FLOORMATE?

Um material de alta densidade, mais resistência às cargas e por isso mesmo, muito mais direcionado para pavimentos e coberturas. É leve, fácil de transportar e ainda mais fácil de aplicar em obra, graças ao seu encaixe macho-fêmea. Se estás a embarcar na aventura de renovar ou construir a tua casa, este é um material que tem de estar obrigatoriamente presente.

Isolamento Térmico: EPS ou POLIESTIRENO EXPANDIDO ou ESFEROVITE?

Um material de baixa densidade, bastante económico e muito utilizado para isolar superfícies de baixo impacto. Na construção civil, a sua maior utilização é de isolamento térmico ao nível das paredes, acima de tudo, no Sistema ETICS (ou capoto) e consegue tornar esta solução fácil de aplicar e acessível a todas as carteiras.