Arq.uê?

Este é um espaço de perguntas e respostas pensado diretamente para quem está desse lado, um espaço de partilha aberta e sem constrangimentos onde posso responder a todos os vossos Quê’s, aos PORQUÊ, aos PARA QUÊ e até aqueles O QUÊ?! Por isso, todas as perguntas são bem-vindas e todas as respostas serão diretas, claras e acessíveis!

Devo isolar a caixa de estore? A resposta é SIM! A verdadeira questão é COMO? Deixo aqui 5 opções!

A caixa de estore (em casas com mais de 15 anos), por regra, é um elemento não isolado, o que dá origem a várias queixas: passagem de frio/calor, correntes de ar, ruído, entre outras. Neste vídeo vou falar-te da necessidade de isolar este elemento, assim como, opções para que tu mesmo possas fazer essa intervenção. Soluções para as mais variadas caixas de estore, de maneira que possas analisar o teu caso e decidir de forma informada.

Devo (ou não) isolar o sótão? A resposta é SIM! A verdadeira questão é ONDE e COMO? Descobre aqui!

Esta pergunta tem sido uma das mais frequentes nesta minha casa digital! O espaço do “sótão” acaba por ser “terra de ninguém, um espaço sem requisitos, sem isolamentos, muitas vezes até sem acessos, mas que contribui significativamente para o comportamento térmico da nossa casa. Por isso mesmo, neste vídeo, mais do que reforçar a importância de isolar este espaço, falo-te sobre ONDE deves isolar e apresento um caso prático para exemplificar COMO deves isolar.

Cobertura PLANA ou Cobertura INCLINADA? A escolha, para mim, passa pela imagem e funcionalidade.

Quando começamos do zero, temos que tomar decisões difíceis e esta é uma delas. Como vamos cobrir a nossa casa? Como vamos fazer a cobertura? Neste vídeo falo-te daquelas que são, para mim, as questões fundamentais a ponderar nesta decisão e das oportunidades que cada um destes sistemas oferece. Sim, porque este elemento arquitetónico da cobertura oferece uma OPORTUNIDADE, basta saber aproveitá-la! No final, a resposta não está em mim, mas sim, em TI!

Casa TÉRREA ou Casa DUPLEX? Construir em extensão pelo terreno ou em altura? A minha opinião é ...

Sempre que temos a oportunidade da tela em branco, ou seja, um terreno vazio, surge esta dúvida! Que tipo de casa construir? Vamos estender-nos pelo terreno ou subir em altura? Esta é uma questão importantíssima e a minha opinião em relação a ela é … que NÃO POSSO TER OPINIÃO! Mas, isso não significa que não tenha nada a dizer sobre o assunto, antes pelo contrário! Acredito que existem 3 fatores determinantes nesta escolha, que podem e devem ser debatidos, para, no final, termos uma resposta convicta e certeira.

LIVRO de OBRA, conheces? O que é, para que serve, quem pode escrever nele, o verdadeiro diário da casa

Sabias que todos os momentos da vida da tua casa, na fase de obra, devem ser registados num documento chamado “livro de obra”? Eu costumo chamar-lhe diário da casa porque é isso mesmo, um registo que fazemos com frequência, dias após dia e que nos permitirá, no futuro, voltar atrás no tempo. É fundamental saber delegar funções aos profissionais certos? SIM! Mas é também essencial garantir que tudo o que esses profissionais acompanham fica registado.

Quem é o RESPONSÁVEL pela OBRA? Quem manda lá em CASA, ainda na fase de construção? Não é 1, são 3!

Todas as obras devem ter um COORDENADOR DE PROJETO + DIRETOR DE OBRA + DIRETOR DA FISCALIZAÇÃO. Neste vídeo falo-te do papel que cada um destes profissionais desempenha, quais as suas funções, as suas obrigações, os seus direitos e deveres. Mas, nada disto isenta o dono de obra de obrigações, no final do dia, a casa é tua, a obra é tua, a responsabilidade é também tua! Se queres saber como te proteger, quem te representa e qual o teu papel, tens mesmo de ver este vídeo até ao fim!

Quanto TEMPO demora construir uma CASA? Terminado o PROJETO, começa a fase da obra, que demora...

Não existe um número certo, mas existe um padrão, uma média e é disso que te falo neste vídeo. Esclareço também as duas formas de adjudicação da obra, adjudicação total ou adjudicação por arte/fases, frisando as vantagens de desvantagens de cada uma delas. Tudo isto direcionado para o sistema construtivo mais utilizado em Portugal, estrutura de betão armado + alvenarias pesadas + acabamentos interiores de qualidade.

Quanto TEMPO demora fazer o PROJETO? Uma pergunta muito frequente e de difícil resposta! A resposta é:

A verdade é que não existe uma resposta certa a esta pergunta. Mas, tendo em conta a sua insistência e pertinência, decidi fazer este vídeo a partilhar a MINHA OPINIÃO, de acordo com a minha experiência. Se te disser, que todo o processo, com as suas diferentes fases e variados passos, demora 2 anos, assustas-te? Pois, a verdade é que, tendo em conta a complexidade e burocracia associada ao processo, esse tempo é bem real!

Quão importante é um RENDER 3D nos dias de hoje? Qual a tua opinião sobre esse mercado? A resposta é:

Importantíssimo! A visualização 3D é, cada vez mais, uma exigência do mercado e devemos sempre estar atentos às novas formas de comunicar e melhor servir os nossos clientes. No final, o importante mesmo, é que estejamos todos em sintonia (arquitetos e clientes) para que a realidade corresponda ao sonho.

ARQUITETO ou DESIGNER DE INTERIORES? Qual a diferença entre um ARQUITETO e um DESIGNER DE INTERIORES?

Estás a pensar reformular a tua casa e não sabes qual dos profissionais precisas? Ambos! O arquiteto pensa o espaço, o designer de interiores preenche o espaço. Estes dois profissionais podem e devem trabalhar em equipa e quanto melhor trabalharem os dois, maior será o sucesso do resultado final.